3
domingo, 4 de maio de 2014 Post By: Elzio

Taibo Bacar

Taibo Bacar, nascido no dia 18 de Novembro, a sua carreira começou profissionalmente no dia 28 de Novembro de 2005. Ele nasceu num ambiente de moda, cresceu num meio de tecidos, pois sua mãe era costureira.
Aos 4 anos de idade, devido a um meio rodeado de mulheres, o Taibo brincava com bonecas, fazia os respectivos desenhos, suas roupinhas e tambem ajudava a mãe.
Aos 8 anos de idade o talento ja se fazia sentir fora de casa, fazia desenhos para certas colegas escolherem. A paixão pelo desenho, lhe fez seguir a secção de Ciências com Desenho, pois, papel e lapis foram sempre os seus melhores amigos. E o carinho ele sempre gostou de mostrar via escrita ou desenho.
Depois da 12ª classe, ele queria se formar em algo ligado a arte, mas em moçambique não havia nada que lhe pudesse proporcionar uma vida minimamente estável. Os Pais, tendo noção disso, não queriam com que ele se seguisse essa área (arte). Bem que mais tarde se formou-se em Administração e Gestão Empresarial, tambem frequentou durante 2 anos o curso de Imformática de Gestão. Esse 2 cursos lhe ajudaram muito a ser o que ele é hoje.
Mais tarde seguiu a arte, formou-se num mini curso moda, curso de costura, de desenho técnico, custura de verão e moldagem, na Espanha e em Portugal.
Ele diz que está muito bem formado na moda na área de negócio, mas na área criativa ainda não, pois a criatividade é infinitamente grande, temos de estar sempre a aprender, razão pela qual ele tem recebido certos estagiários oriundos de vários países, não só para ensinar mas tambem para aprender.
A sua primeira aparição foi num concurso da Redd’s, que visava escolher o melhor novo estilista africano. Sua segunda aparição foi no Mozambique Fashion Week (MFW) em 2008.
Ja participou no Moda Maputo, no MFW de 2008-2010, evento da embaixada de Alemanha e em vários outros eventos de moda nos paises como: Zambia,  Tanzania, Botswana, Africa de sul, Angola, Espanha, Portugal, Itália.... todos eventos foram especiais porque cada um tinha sua tinha sua particularidade. Mas os mais importantes foram MFW de 2008 ocupando a 1ª posição, pois, lhe lançou e consagrou-lhe como vitorioso...,  2º Audi- Joburg Fashion Week – pois foi seu primeiro desfile internacional....,  3º Milão Fashion Week – por ser um dos grandes centros de moda mundial....
Por ironia do destino os eventos quem têm lhe marcado são aqueles que tem a oportunidade de trabalhar com a produção do sul africano JAN MALAN, melhor produtor de África, pois é o único produtor que lhe percebe, que consegue escolher a música, coriografia e tudo dar certo sem auxilio do Taibo, porisso que quando a produção é dele o Taibo deixa tudo acontecer.....
Ele não tem nenhum estilista como fonte de inspiração mas sim, tem como consumidor, os seguintes: Michael Kors,Lavin , Elle Saab. Ele gosta dos trabalhos deles, mas não se inspira neles, porque têm estilos ou linhagens diferentes, mas que acabam completando o Taibo.
A nível de África gosta do sul africano David Tlale, pela gara e pela forma dele de fazer a moda sem limites. E em Moçambique ainda não encontrou estilistas que lhe convençam.
As modelos que gosta de vestir são : a sul africana Cindy Lee Joseph, a angolana Karina Silva, a moçambicana Tatiana Esmael que a considera como a melhor, e gosta tambem da evolução da Ernânea Rainha.
Tem como hobby, lêr, escrever, desenhar, navegar para se actualizar, viajar be acompanhado...
Não tem muitos sonhos, porque vive da realidade. Sonhos têm a ver com o desenvolvimento do trabalho, isto é, chegar a um patamar que ainda não chegou, alcançar tudo aquilo que lhe ambiciona profissionalmente, e que o trabalho permita realizar sonhos sem que antes tenha sonhado. A ambição resume-se na Felicidade, e tudo aquilo que acha que vai lhe faltar para ser feliz.
Ele não se considera e nem quer se sentir realizado porque segundo ele estará estagnado e vai se limitar a muita coisa. Resumindo ele não pretende se sentir realizado tão ja.
Apesar de ser talentoso, ele tem vícios e manias como qualquer um, ele é teimoso, impaciente, não gosta de estar errado, gosta de dançar, inventar letras e cantar, escutar musica, estar sempre na internet, facebook basicamente.
Nas saídas, o que não deve faltar com ele é o Lapis, o relógio, o Papel, Cartão de crédito e o Telefone, basicamente.
Segundo ele, Moda Moçambicana não existe, existe apenas Moda feita em Moçambique. A procura e o consumo da moda está a aumentar e isso favorece um desenvolvimento na mesma área com elevado profissionalismo. Ele é prova de que se pode viver da moda em Moçambique, pois a Moda é a sua única fonte de renda.
A moda feita por africanos tende a ser muito bem consumida pelos Europeus, Americanos e Asiáticos, pois há procura de novas coisas, diferentes das habituais, embora agora a moda asiática esteja no auge.
Taibo é o primeiro estilista com uma marca, e a segunda pessoa com marca em Mçambique, isto é Taibo Bacar ja é uma marca
Existem 2 tipos de moda, High Fashion (alta costura ), e Clean Fashion ( pronto a vestir)
Dicas e segredo
  • Para o sucesso é preciso ter muita responsabilidade, ser extremamente profissional, não falhar horários e palavra.
  • Para seguir o estilista e a moda em geral não precisa ter grandes condições, o que interessa é ter vontade de fazer, excepto High Fashion que de alta costura, que requer um pouco de condições financeiras.
  • Para estar fashion depende do que a pessoa define a moda, e basicamente seguir as tendências.
  • Para ir atrás dos nossos sonhos temos que ir primeiro atrás da felicidade, que tudo vai acontecer como deve ser.


fotografadas por: Jacquin Botha Photografy

































Paris-Angola














  1. Adorei o post. Muito bom. Parabens pelo blog. Abracos.

  1. Elzio

    Muito obrigado Mingas, pela forca,e por ter visitado o nosso site (meu ,seu e de todos Mozambicanos)....fk bem

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

Copyright Reserved Moz Moda 2010.
Design by: Elzio | Blogger Templates by Blogger Template Place | supported by One-4-All