0
quinta-feira, 8 de abril de 2010 Post By: Elzio

E

E
Echarpe- Palavra de origem francesa para designar lenço macio e longo feito de seda, crepe ou algodão, usado ao redor do pescoço.
Egrete- Palavra francesa que significa a pluma (geralmente da águia-pescadora ou da garça-real) que servia de adorno para o estilo de penteado chignon (coques feitos de diferentes maneiras, usados em festas) e nos chapéus, principalmente do final do século 19 até a década de 1940.
Elastano- Fio elástico usado na composição de malhas ou tecidos planos que garante conforto e permite excelente movimentação ao corpo. A Lycra, marca que pertence à Invista, virou sinônimo deste fio.
Elástico- Material usado em tiras ou tecidos que, depois de deformado, retorna à sua forma original. É confeccionado com algodão, fios de borracha ou sintéticos. Como aviamento, serve para criar faixas e arrematar cinturas e barras.
Elizabetano- Estilo da moda referente à época da Rainha Elizabeth I (1558-1603), considerado o ápice da Renascença. As roupas são suntuosas e rebordadas de pérolas.
Elmo- Capacete usado pelos soldados e cavaleiros nas armaduras medievais. Podiam ser encontrados com viseiras ou sem e ainda podiam ter no topo da cabeça uma ponta com enfeite.
Engana-mamãe- Tipo de maiô inteiriço, na frente, mas com as laterais recortadas. Olhado de costas, ele parece um biquíni.
Entretela- Aviamento de algodão ou fibras sintéticas, engomado, aplicado em determinadas partes das roupas, como palas, golas e alças, com a função de sustentar e estruturar as peças. A colante pode ser prensada nos tecidos pelo calor do ferro de passar.
Escarpim- Sapato de salto alto com a frente fechada. Seu bico varia do fino ao redondo. É usado no trabalho e também em festas.
Espartilho- Criado para deixar as mulheres com cintura fina no século 18, o também chamado corset era colocado sob as roupas e amarrado fortemente pelas costas. No princípio as damas da burguesia usavam a peça para se distinguir das plebeias. Com o tempo, virou lingerie, pois o acessório empina o busto feminino, deixando o corpo bem curvilíneo. Pode ser confeccionado em tecidos nobres com barbatanas para modelos de alta-costura e vestidos de noiva.
Espinha-de-peixe- Padronagem cujo aspecto lembra o esqueleto de peixe, também conhecida por chevron. Confeccionada de lã, seda e algodão, vai bem com casacos, ternos e saias.
Estola- Peça retangular que cobre os ombros e parte das costas, muito utilizada no Brasil na década de 1960 pela alta burguesia. Pode ser feita de peles de animais e tricô ou tecidos finos como crepe, seda e musselina.
Étamine- Fino e telado, à base de algodão, usado em bordados como o ponto cruz.
Étnico- Nome dado às referências de um povo ou país que aparecem nas roupas. Nações de grande riqueza natural ou expressão artística, como Índia, África e Japão, aparecem com mais frequência nas coleções dos elitistas.
Evasê- Modelagem popular nos anos 1930 com leve abertura em direção à barra. Esta forma se assemelha a um trapézio e é mais comum em vestidos e saias, mas também pode ser usada em blusas e casacos.



Copyright Reserved Moz Moda 2010.
Design by: Elzio | Blogger Templates by Blogger Template Place | supported by One-4-All