0
quinta-feira, 8 de abril de 2010 Post By: Elzio

F

F
Façonné- Nomenclatura francesa do tecido jacquard.
Faille- Tecido fino e macio, ligamento tafetá, acetato ou poliéster, produz um efeito canelado.
Faixa- Tira de tecido ou malha comprida, de vários tamanhos, que pode ser usada na cabeça, no pescoço, na cintura ou nos quadris.
Fatiota- Sinônimo de roupa em geral. É um termo muito usado na região sul do Brasil.
Fedora- Chapéu de feltro com reentrância no meio da copa. É usado por homens e mulheres.
Feltro- Feito de lã, este tecido é muito utilizado em trabalhos artesanais. Pode também ser construído com pêlo animal, como o de carneiro, castor e coelho. Serve para a confecção de chapéus, casacos e revestimento de móveis.
Fenda- Abertura feita no vestuário feminino, como recurso prático, para facilitar o movimento do corpo ou como elemento de sensualidade em saias e vestidos. Em 1960, o estilista Pierre Cardin criou calças com fendas que iam dos quadris até a barra e ganhavam movimento com o caminhar das mulheres.
Fibra- Composta de filamentos, de material natural, artificial ou sintético, a fibra é a matéria-prima usada na fabricação de malhas, tecidos e feltros.
Fil-a-fil- Tecido de lã, confeccionado com fios de duas cores, geralmente uma clara e outra escura.
Fio-tinto- Tecido feito com fios coloridos, antes de ser tecido.
Fivela- Aviamento de metal composto por uma parte dentada que segura uma presilha presa a uma correia. Um dos sistemas de fechamento mais antigos desde a antiguidade foi utilizado também em armaduras na Idade Média. No reinado de Luis XVI, rei da França, as fivelas cobriam o peito do pé de tão grandes. O século 19, já tornou o aviamento enfeite de vestidos e era colocado principalmente nos cintos de caubóis americanos. Com os movimentos art nouveau e art déco, os estilistas do século 20 tornaram a fivela destaque da moda em tamanhos e formas diversos para homens e mulheres nos anos 1960 e 1970.
Flamê- Produzido com o fio flamê, apresenta pontos mais grossos e mais finos.
Flanela- Tecido 100% lã cardada, de peso leve.
Flúor- Na moda, representa cores luminosas como pink, verde, azul, amarela, roxa e laranja, utilizadas em tecidos e acessórios.
Forro- Nome do revestimento da parte interna das roupas, que pode ser feito de tecidos finos ou estruturados. Tule e voal são as melhores opções para dar volume aos vestidos e saias.
Franja- Fios ou tiras com materiais como couro, camurça, linho e algodão que são muito aplicados em peças de roupas, sapatos e acessórios. Também podem pender do próprio tecido quando for desfiado ou repicado. Dependendo do material, com que é feito e do tipo, podem remeter ao estilo caubói ou à sensualidade das roupas das melindrosas dos anos 1920.
Franzido- Efeito que se obtém no tecido, antes de costurar, no qual são colocadas pequenas pregas juntas para tornar uma parte ou toda a roupa mais volumosa.
Frente-única- Tipo de decote ou vestido aberto nas costas, com alças que se sustentam no pescoço.
Froissé- Palavra francesa que define o aspecto de amassado de alguns tecidos.
Fuseau (fusô)- Calça justa e afunilada, feita de malha ou lã, misturada com tecidos como elastano, helanca e lycra para ficar colado à perna. Antigamente, elas eram feitas com uma tira elástica que se prendia ao pé. Assim como o legging, acompanha túnicas e batas.
Fuxico- Pedaço de tecido em círculo franzido que em geral é feito de retalhos. Costurados juntos, os fuxicos podem formar roupas, tapetes e bolsas.



Copyright Reserved Moz Moda 2010.
Design by: Elzio | Blogger Templates by Blogger Template Place | supported by One-4-All