T
T
Tacha- Peça de metal de vários tamanhos e de diversas tonalidades como dourada, prateada e acobreada. Pode ser usada em roupas e acessórios como enfeites.
Tacha- Peça pequena de metal usada para enfeitar roupas e acessórios. Pode ser pontiaguda ou chata. Nas décadas de 1960 e começo dos 1970, com o movimento hippie, houve na moda uma busca pelas culturas orientais, principalmente indiana e marroquina, e apareceram os primeiros desenhos formados de tachas em ouro velho. O visual punk e roqueiro, no final dos 1970, valorizou as tachas prateadas. As tachas douradas são usadas em modelos mais sóbrios e elegantes, as prateadas forjam o estilo revolução. No século 21, os metais ganham força na customização de roupas.
Tactel- Tecido fabricado a partir de fibras sintéticas, bastante utilizado na confecção de roupas de ginástica e na moda esportiva.
Tafetá- Tecido brilhante e nobre feito de seda ou poliéster. De textura regular, é um dos mais antigos tecidos conhecido na história e muito utilizado na confecção de roupas mais finas e no revestimento de acessórios femininos.
Tailleur- Conjunto feminino de saia e casaco ou calça e casaco, muito usado pelas executivas. O traje começou a ser adotado em 1880, mas foi popularizado pela estilista Coco Chanel, na década de 1950. Ela simplificou o corte da roupa, que virou o uniforme da mulher contemporânea.
Talagarça- Tecido de algodão grosso, que apresenta um aspecto furado, próprio para aplicar bordados.
Tarlatana- Semelhante à musselina, no entanto é mais leve, transparente e encorpada.
Tartã- Tartã é um tecido xadrez que tem a trama fechada é leve e possui vários desenhos. Foi criado pelos escoceses para diferenciar seus clãs. Virou popular por volta de 1800, pois a rainha Vitoria da Inglaterra ia muito à sua propriedade Balmoral, na Escócia, e levou para a corte a moda. De lá pra cá, o xadrez sempre entra na moda.
Tecido paetizado- Feito com paetês de tamanhos iguais ou variados, é usado para fazer vestidos, blusas e jaquetas de festa. Conforme a maneira como é bordado, pode formar estampas ou efeitos de brilho diferentes.
Tie-dye- Estampa artesanal em que uma área do tecido é amarrada e mergulhada em tintas de cores diferentes, criando um tingimento irregular.
Tom sobre tom- Também chamada de ton sur ton (em francês), se refere à combinação de peças de uma produção com a mesma cor em tonalidades próximas, que não causam muito contraste no visual.
Tomara-que-caia- Um tipo de decote que vai até a altura das axilas e se sustenta pela aderência do tecido, dispensando algo que o prenda aos ombros ou ao pescoço.
Tons Pastel- Claros e suaves, eles são baseados nas cores dos lápis de mesmo nome, usados para pintura em telas. Por serem misturados com água ou tinta branca, os tons têm aparência lavada. Roupas nessa tonalidade vão bem no calor por transmitirem frescor e leveza.
Trama- Fios transversais dispostos num tear que confeccionam os tecidos.
Transpassado- Efeito de sobrepor ou cruzar uma parte do tecido sobre a outra. Esse recurso de costura é usado em camisas, blusas, vestidos e saias.
Trapézio- Vestido criado por Yves Saint Laurent em 1958. As linhas da gola e da barra formam um quadrilátero com dois lados paralelos, como a figura geométrica. Amplo e rodado, o modelo pode ser curto ou na altura dos joelhos.
Trench coat- Em inglês, significa "casaco de trincheira". Tem modelagem ampla, fenda traseira, ombreiras e uma pala larga atrás. Nos punhos, tiras e fivelas. Os bolsos são fechados com tampas.
Tressê- Tipo de efeito ou textura composto pelo entrelaçamento de tiras de couro ou tecido. Bastante usado em bolsas e calçados.
Tricô- Tecido criado através do entrelaçamento de fios de lã ou sintéticos, que pode ser chamado de malha ou malha de tricô. É feito manualmente, com agulhas especiais ou em máquinas, e traz diferentes texturas e relevos, de acordo com o ponto e a linha usados.
Tricoline- Tecido leve de algodão feito com fio penteado, macio e resistente.
Tricoline- Tecido macio e leve, derivado do algodão, e muito utilizado na confecção de camisas, túnicas, vestidos e até calças. Em algumas versões, pode ter um pouco de elastano em sua composição, o que torna as peças ainda mais confortáveis.
T-shirt- Camiseta em inglês. A T-shirt branca foi criada inicialmente para vestir americanos na Segunda Guerra Mundial. Como o tempo ganhou outras cores e modelos diferentes. O nome em inglês da peça veio de seu formato, pois, aberta, ela parece um T. Hoje, a T-shirt (camiseta, em português) é fundamental em qualquer guarda-roupa.
Tule- Originariamente feito de gaze ou seda, o tule é um tecido fino de malha hexagonal, utilizado em adornos de vestidos, chapelaria, roupas de bailarinas e vestidos de noiva.
Túnica- Veste longa e reta, com ou sem mangas, usada desde a Antigüidade. Com o passar do tempo, ganhou comprimentos variados e, nos anos 1970, se tornou unissex. Também pode ser chamada de bata.
Turquesa- Pedra preciosa que empresta seu nome a um tom azul muito intenso, próximo ao verde-água. Sagrada na antiguidade, a pedra era usada pelos egípcios para confeccionar amuletos. Na moda, a cor aparece especialmente no verão, tanto em roupas como nos acessórios.
Tussor- Tecido leve feito com uma variação do fio de seda natural. A lagarta que produz esta seda come somente a folha do carvalho. O tussor é grosso e brilhoso.
Tweed- Acredita-se que a palavra tweed seja uma leitura errônea de tweel, que em escocês significa sarja. O tweed possui uma textura áspera, por ser feito de lã. Muito usado em casacos e ternos.