V
V
Velcro- Criado pelo suíço George de Mestral em 1948, o velcro é um tipo de material sintético coberto de pelos cerrados. Composto por um lado de feltro e outro em loop (aro ou anel), que se colam um no outro sobre pressão, o aviamento substitui fivelas, botões e zíperes como fecho de roupas ou acessórios.
Veludo- É um tecido antigo, criado na Índia. Depois apareceu na Europa, após ter sido importado durante muito tempo. Nos séculos XIV e XV foi fabricado exclusivamente na Itália, onde se tornou famoso nas seguintes cidades: Veneza, Florença, Gênova, Milão. O veludo é um tecido que apresenta no lado direito um aspecto peludo, macio e brilhante.
Verniz- Material brilhante e impermeável, usado na fabricação de sapatos, bolsas e cintos. Nos anos 60, ficou bastante conhecido e ganhou cores vibrantes.
Vestido Bandagem- Criado pelo estilista francês Hervé Léger em 1989, o modelo se caracteriza pela junção de várias faixas elásticas que marcam as formas do corpo. É feito com tecidos como viscose e poliamida, ambos com elastano na composição.
Vestido longuete- Vestido com comprimento um pouco abaixo dos joelhos.
Vestido-casaco- Adotado pelas mulheres depois de 1775, o modelo é longo e acinturado e com recortes verticais e saia evasê até os joelhos, numa versão do redingote, que era o casaco de montaria usado pelos homens europeus. Feito de lã, gabardine ou couros. As golas são grandes e os bolsos embutidos.
Véu- Peça de tecido leve e fina, que cobre o rosto da mulher. Foi usado desde a antiguidade e ainda hoje é um acessório muito visto nos vestidos de noiva.
Viés- Tipo de corte contra o fio do tecido, que cria um caimento suave. Vestidos em viés eram muito utilizados nas décadas de 1920 e 1930.
Vinil- Material sintético maleável e brilhante que lembra o plástico. Foi muito usado na década de 1960, principalmente pelo estilista francês André.
Vintage- Termo inglês usado para designar a safra de um vinho. Na moda, é a apropriação de uma roupa ou acessório do passado no repertório atual.
Viscoelastano- Tecido opaco, macio e confortável, que se molda facilmente ao corpo e absorve o calor. Composto de viscose e fios de elastano, oferece fluidez e facilita drapeados e franzidos.
Viscose- Fibra química de celulose derivada da polpa da madeira que gera um tecido macio, absorvente, com caimento pesado e toque frio. É utilizada em vestidos, camisaria e alfaiataria.
Vison- Na moda, a pele de vison é macia e uma das mais valorizadas. O animalzinho do qual se fazem casacos caríssimos é um mamífero do gênero mustela e se parece com uma doninha, É originário da América do Norte, onde é conhecido como mink.
Vivo- Debrum ou tira de cor contrastante com a peça debruada. É usado em decotes, barras e cavas.
Voil- Tecido leve, transparente feito com algodão de fibra longa.